Av. Pref. Faria Lima, 340 - Parque Italia, Campinas - SP, 13036-902
Atualizado: 4 de dez. de 2018

Informações sobre as ostomias

É normal ficar preocupado com a construção do estoma. Vamos tentar ajudá-lo nesta nova condição de vida.

Caso seu médico tenha indicado a cirurgia para construção de um estoma intestinal, você não está sozinho. Há, pelo menos 1,3 milhões de estomizados, de todas as idades que vivem de forma ativa e saudável com seu estoma. A construção do estoma pode mudar a vida das pessoas de muitas maneiras. Como qualquer procedimento cirúrgico, gerando ansiedade e medo pela falta de conhecimento em relação a sua doença, tratamento e intervenção cirúrgica. Converse com seu médico antes da cirurgia. Sabemos que muitas dúvidas irão surgir e podemos tentar ajudá-lo em cada etapa da sua jornada com a estomia.

Como é confeccionado um estoma?

O estoma é a exteriorização através da parede do abdome de uma parte do intestino (delgado ou grosso) que possibilita a eliminação incontinente do efluente fecal. Sua localização vai depender do local do segmento comprometido determinado pelo médico. A confecção dos estomas é similar. Diferenciando-se em tamanho, forma, localização e tipo de construção. Estoma terminal: o intestino é cortado e a extremidade funcional é exteriorizada através da parede do abdome sendo fixado na superfície da pele. Estoma em alça: uma alça do intestino é exteriorizada através da parede do abdome sendo fixado na superfície da pele com um bastão ou “haste” de sustentação. Geralmente são estomas temporários. Estoma de boca dupla: as extremidades do intestino são exteriorizadas através da parede do abdome sendo fixadas próximas na superfície da pele. O tipo de confecção do estoma vai depender da causa cirúrgica. Assim como você, cada estoma é único e dinâmico. Portanto, ao selecionar uma bolsa coletora é essencial levarmos em consideração as características do estoma, condição da pele e estilo de vida. Quando você estiver adaptado à bolsa coletora que atende a sua necessidade, se sentirá seguro para retomar sua vida ativa.

A colostomia

A colostomia é a exteriorização de uma porção do intestino grosso localizado no abdome para desviar o efluente fecal. A localização da colostomia vai depender do local afetado, conforme ilustrações abaixo. Ela pode ser temporária ou definitiva.

A ileostomia

A ileostomia é a exteriorização de uma porção do intestino delgado e exige alguns cuidados específicos na sua manutenção. Como o íleo contem enzimas digestivas que causam uma irritação na pele, é necessário um cuidado adicional com a ileostomia para impedir que o efluente entrem em contato com a pele. Devido à perda constante de líquidos através da ileostomia e importante adquirir o hábito de hidratar-se, ingerindo uma boa quantidade de água durante o dia, evitamos a desidratação. Informações retiradas de http://convatec.com.br, e editadas pelo Grupo de Coloproctologia